menu close menu

Avaliar e Reavaliar: por quê?

avaliação-física1

  • Sabe aquele momento do regime em que as roupas estão mais largas mas a balança não abaixa nadinha do peso?
  • Ou quando você está vendo seu corpo ficar torneado mas não consegue saber o quanto ganhou de massa muscular?
  • Como saber qual exercício você não deve fazer por problemas posturais, e qual vai te ajudar a corrigir o problema?
  • O treino fez alguma diferença? Poderia ter um resultado melhor aumentando minha frequência? Ou posso ir menos vezes?
  • O que responde essas perguntas é: a avaliação física e postural. 
 

Segundo Guto Ferrari, personal trainer e especialista em sistemas para Academias: “A avaliação é um instrumento que, através da aplicação de protocolos científicos, possibilita ao professor diagnosticar assimetrias corporais, desequilíbrios na composição corporal e o nível de condicionamento de forma a orientar melhor a prescrição e orientação do treinamento. Além da função diagnóstica, a Avaliação Funcional é capaz de mensurar as adaptações sofridas pelo corpo, mostrando ao praticante o resultado do treinamento.”

Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são as medidas primárias (utilizadas isoladamente), como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros.

Na Linda! Ginástica e Estética usamos a anamnese antes da primeira aula, uma anamnese mais ampla no dia da avaliação, o protocolo de 7 dobras cutâneas, a avaliação postural e o teste de flexibilidade.
A primeira avaliação está incluída na matrícula e aconselhamos a realização de reavaliações trimestrais. Com a reavaliação a aluna consegue acompanhar o progresso de seu plano de exercícios e ainda ter a noção da influência da frequência no sucesso do seu programa.

Dobras cutâneas
As dobras cutâneas nos dão a estimativa da composição corporal a partir da avaliação da espessura em milímetros, e para tal procedimento, utiliza-se o adipômetro, também chamado de compasso de dobras cutâneas. Este é um método de fácil obtenção de dados e baixo custo, sendo útil e praticável em grandes estudos de campo.  São os “beliscões” que as professoras fazem com vocês.

Circunferências
As circunferências analisam os padrões de distribuição da gordura corporal. As circunferências que podem ser mensuradas são: pescoço, tórax, cintura, abdômen, quadril, coxa, panturrilha, braço, antebraço e punho.  Usadas por muitos nutricionistas para avaliar a diminuição do volume corporal durante o emagrecimento.

Índice de massa corporal (IMC)
O IMC é obtido a partir do peso de um indivíduo dividido por sua estatura ao quadrado. É recomendado para o diagnóstico e classificação da obesidade, porém não expressa a composição corporal relativa ou quantitativa. Por isso, este método não é indicado para avaliação de atletas, pois não diferencia hipertrofia muscular de obesidade.

Anamnese
É  um questionário de perguntas chaves feito para rastrear o estilo de vida e ficha médica do aluno, como hábitos alimentares, doenças hereditárias, alergias, peso, altura, medicamentos que toma e cirurgias que já fez.

Avaliação postural
Através de poses, ou de raio-X feito por um ortopedista, verifica-se a existência de anomalias na estrutura do esqueleto, como problemas na coluna ou até desvios nos joelhos e pés.

Teste de flexibilidade
Sentado, com as pernas esticadas, você irá estender seus braços o máximo que puder até alcançar uma espécie de régua, conhecida como tábua de Wells, na marca limite que irá testar a flexibilidade de seu corpo.

Agora que você já conhece a importância da avaliação funcional, não deixe para depois, marque sua reavaliação já!!!
 

Guto Ferrari

sistemas@gutoferrari.com.br

29-01-14 | 0 comments | in Informativo

Leave a reply

Your email address will not be published.

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Conheça nossos serviços

Agende uma aula experimental grátis

Depoimento de clientes